SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18El cultivo de las emociones a través de una educación emocional en la filosofía con niñas y niñosal rostro del adulto, el gesto de Alicia en las ciudades índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Childhood & Philosophy

versión impresa ISSN 2525-5061versión On-line ISSN 1984-5987

Resumen

CABEZAS, mar. Youtubers infantis e bens específicos da infância: quando a exploração e a brincadeira tornam-se trabalho. child.philo [online]. 2022, vol.18, e64682.  Epub 27-Abr-2022. ISSN 1984-5987.  https://doi.org/10.12957/childphilo.2022.64682.

Este artigo explora a natureza e as consequências de ser uma criança YouTuber de sucesso como uma nova forma de trabalho e brincadeira infantil na era das redes sociais. Esta nova atividade infantil pode, em princípio, atuar como potencializadora da autonomia infantil, da criatividade e alguns bens específicos da infância, como a brincadeira e a exploração. No entanto, o impacto de tornar-se uma microcelebridade de blogueiros de vídeo com tão pouca idade está pouco explorada. Assim, trago à discussão ética as condições específicas desta atividade, como a superexposição e a adultização, mostrando assim como pode tornar-se uma ameaça para o bem-estar da criança, especialmente em relação a construção da identidade e a dinâmica intrafamiliar. Destaco seu duplo papel como potenciador dos bens específicos da infância e da vulnerabilidade infantil, especialmente quando se torna uma forma silenciosa de subjugação. Assim, defendo que o ponto forte do princípio de precaução poderia ser uma normativa para equilibrar a necessidade de exploração e autonomia das crianças sem colocar em risco outros bens específicos da infância e seu bem-estar.

Palabras clave : relação parassocial; youtube; microbloger; bem-estar; vulnerabilidade; redes sociais.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )