SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18al rostro del adulto, el gesto de Alicia en las ciudadesel gesto quínico. por una filosofía de la insolencia índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Childhood & Philosophy

versión impresa ISSN 2525-5061versión On-line ISSN 1984-5987

Resumen

SANTAMARIA, jesús armando fajardo  y  ESPITIA, ana cristina santana. o fundo afetivo intersubjetivo na aquisição de conhecimento e confiança como atitude epistêmica. child.philo [online]. 2022, vol.18, e61200.  Epub 16-Jul-2022. ISSN 1984-5987.  https://doi.org/10.12957/childphilo.2022.61200.

Dentre a grande variedade de experiências vinculadas ao trabalho acadêmico, encontram-se algumas vivências afetivas intensas que estão mais diretamente relacionadas ao avanço conceitual que os alunos irão realizar por estarem intrinsecamente ligadas à atividade apresentada durante a aquisição do conhecimento, como é o caso de curiosidade, confusão e surpresa. Essas emoções epistêmicas que ocorrem durante as atividades de aprendizagem são direcionadas ao conteúdo conceitual das crenças do indivíduo. O objetivo deste trabalho é explorar teoricamente a ideia de que o desenvolvimento conceitual que ocorre em contextos educacionais depende do desenvolvimento de uma tendência afetiva de base intersubjetiva que serve de pano de fundo para o advento de emoções epistêmicas em situações de aprendizagem social. A confiança com que se depara uma situação de aprendizagem é uma tendência geral (atitude epistêmica) fruto da trajetória do indivíduo que funciona como pano de fundo para as atividades em que o conhecimento é adquirido. Uma compreensão adequada das relações entre emoções epistêmicas, confiança e conhecimento pode gerar ideias que promovam a consolidação dessa atitude como faceta da aprendizagem na escola. Como implicações pedagógicas deste modelo conceitual, alguns padrões emocionais epistêmicos comuns são apresentados em relações assimétricas entre professores e crianças.

Palabras clave : emoções epistêmicas; confiança; inculturação; cognição situada; educação..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )