SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18ao rosto do adulto, o gesto de Alice nas cidadeso gesto cínico. Por uma filosofia da insolência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Childhood & Philosophy

versão impressa ISSN 2525-5061versão On-line ISSN 1984-5987

Resumo

SANTAMARIA, jesús armando fajardo  e  ESPITIA, ana cristina santana. o fundo afetivo intersubjetivo na aquisição de conhecimento e confiança como atitude epistêmica. child.philo [online]. 2022, vol.18, e61200.  Epub 16-Jul-2022. ISSN 1984-5987.  https://doi.org/10.12957/childphilo.2022.61200.

Dentre a grande variedade de experiências vinculadas ao trabalho acadêmico, encontram-se algumas vivências afetivas intensas que estão mais diretamente relacionadas ao avanço conceitual que os alunos irão realizar por estarem intrinsecamente ligadas à atividade apresentada durante a aquisição do conhecimento, como é o caso de curiosidade, confusão e surpresa. Essas emoções epistêmicas que ocorrem durante as atividades de aprendizagem são direcionadas ao conteúdo conceitual das crenças do indivíduo. O objetivo deste trabalho é explorar teoricamente a ideia de que o desenvolvimento conceitual que ocorre em contextos educacionais depende do desenvolvimento de uma tendência afetiva de base intersubjetiva que serve de pano de fundo para o advento de emoções epistêmicas em situações de aprendizagem social. A confiança com que se depara uma situação de aprendizagem é uma tendência geral (atitude epistêmica) fruto da trajetória do indivíduo que funciona como pano de fundo para as atividades em que o conhecimento é adquirido. Uma compreensão adequada das relações entre emoções epistêmicas, confiança e conhecimento pode gerar ideias que promovam a consolidação dessa atitude como faceta da aprendizagem na escola. Como implicações pedagógicas deste modelo conceitual, alguns padrões emocionais epistêmicos comuns são apresentados em relações assimétricas entre professores e crianças.

Palavras-chave : emoções epistêmicas; confiança; inculturação; cognição situada; educação..

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )