SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18the kynical gesture. for a philosophy of insolencephilosophical camp: playful experience of thinking with childhood author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Childhood & Philosophy

Print version ISSN 2525-5061On-line version ISSN 1984-5987

Abstract

JOHANSSON, viktor magne. imediatez pedagógica, escuta e significado silencioso: ensaio de exercícios em filosofia e literatura para educadores da primeira infância. child.philo [online]. 2022, vol.18, e66527.  Epub July 25, 2022. ISSN 1984-5987.  https://doi.org/10.12957/childphilo.2022.66527.

Este ensaio se concentra no filosofar que acontece fora e além das discussões filosóficas planejadas, filosofar que ganha vida na prática, que se intensifica nos encontros das crianças com o mundo, com os outros, com a linguagem, em jogo. Ele contempla como adultos, educadores e pais encontram as crianças e são afetados pelas explorações filosóficas das crianças. Qual é o papel do adulto no questionamento filosófico das crianças? Como podemos responder ao questionamento filosófico das crianças? O que significa fazer isso? O ensaio explora exercícios filosóficos para educadores da primeira infância em uma série de exemplos da literatura - memórias, autobiografias, ficção e obras que brincam entre elas. Ao pensar através desses exemplos literários, ele investiga na forma como os educadores podem se preparar para encontros filosóficos com crianças através de exercícios de leitura e pensamento. Ao fazer isso, o ensaio experimenta uma forma de escrita que por si só se torna um exercício filosófico. Através dos exemplos e exercícios, o ensaio sugere como os educadores da primeira infância podem se preparar para uma imediatez pedagógica que envolve a escuta do questionamento filosófico e existencial nas brincadeiras, birras e silêncios das crianças. As investigações e leituras dos exemplos não pretendem levar a conclusões que possam ser aplicadas diretamente nas práticas pedagógicas; nem funcionam como argumentos para ouvir ou escutar de uma forma particular as crianças. O que obtemos, e o que estou procurando, é antes a experiência de trabalhar e pensar através destes exemplos.

Keywords : filosofia da infância; educação infantil; literatura; silêncio; imediatez..

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )