SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18criar os sentidos da terra: o respiro natural da comunidade de investigaçãopor um horizonte público na educação das crianças: um diálogo com Hannah Arendt índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Childhood & Philosophy

versão impressa ISSN 2525-5061versão On-line ISSN 1984-5987

Resumo

MICHAUD, olivier  e  ROLLINS GREGORY, maughn. philosophy for children as a form of spiritual education. child.philo [online]. 2022, vol.18, e69865.  Epub 30-Dez-2022. ISSN 1984-5987.  https://doi.org/10.12957/childphilo.2022.69865.

Nas últimas duas décadas, alguns autores do movimento de filosofia para crianças têm teorizado que a comunidade de aprendizagem filosófica pode ser uma forma de prática espiritual, de cuidado de si, ou uma prática de sabedoria (De Marzio, 2009;Gregory, 2009, 2013, 2014; Gregory y Laverty, 2009). No entanto, não está claro se a filosofia para crianças é, em si mesma, uma forma de educação espiritual, ou se requer algum tipo de modificação para sê-lo. E, se é ou pode ser uma forma de educação espiritual, podemos nos interrogar de que maneira e em que medida. São estas perguntas as que este texto pretende explorar. Para isso, primeiro esclarecemos o significado de educação espiritual através da apresentação de dois autores que escreveram explicitamente sobre este tema. O primeiro é Parker J. Palmer, quem desenvolveu uma perspectiva sobre o que significa recuperar as raízes espirituais da educação, derivadas de seu estudo e prática da espiritualidade Quaker. O segundo é Pierre Hadot, que explorou como a prática da filosofia na antigüidade ocidental foi uma forma de exercício espiritual. De nossa apresentação destes autores surgirá uma perspectiva particular do que significa a educação espiritual. Na última seção do texto, usaremos esta apresentação para examinar de que maneira a filosofia para crianças pode ser uma forma de educação espiritual e se requer adaptações para sê-lo.

Palavras-chave : filosofia para crianças; espiritualidade; experiência espiritual.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )