SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18infância e crianças: entre movimentos, limiares e fronteirascrianças migrantes dos países africanos na educação infantil paulistana: entre o acolhimento e a exclusão índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Childhood & Philosophy

versão impressa ISSN 2525-5061versão On-line ISSN 1984-5987

Resumo

VOLTARELLI, Monique Aparecida. protagonismo infantil em cenários latino-americanos: diálogos limiares com os estudos da infância. child.philo [online]. 2022, vol.18, e67277.  Epub 29-Out-2022. ISSN 1984-5987.  https://doi.org/10.12957/childphilo.2022.67277.

Estudar a infância na América Latina demanda considerar o contexto de desigualdade social em que está imersa, assim como a complexidade de pensar a pluralização da infância bem como a multiplicidade de modos e experiências de vida das crianças dessa região. As crianças cruzam com cenários de discriminação, subordinação e segregação social dentre outras situações que configuram ação das crianças na sociedade que se distanciam da compreensão universal e ideal de infância associada à escolarização e as brincadeiras, nem sempre sendo protegidas em espaços institucionais que garantam seu desenvolvimento integral. Nesse sentido, pensar o protagonismo e a participação infantil latino-americana requer compreensões acerca das distintas realidades sociais que não promovem tipos e estilos dados, prontos e acabados, mas que são construídos na dinamicidade das relações, espaços, lugares e tempos para que ocorra a participação. Para tanto, o presente estudo pretende abordar reflexões acerca do protagonismo infantil na América Latina a partir de um estudo exploratório sobre as publicações científicas sobre a temática nos países hispano-falantes do continente, nos últimos anos, a fim de identificar como o conceito vem sendo compreendido e discutido no meio acadêmico. As produções, além de elucidar as ações e contribuições sociais desta categoria geracional, que historicamente esteve à margem social e científica, também possibilitam compreender as diversas experiências de vivenciar a infância nesses países e dialogar com as questões e problemáticas que perpassam suas vidas e que demandam por olhares atentos às iniciativas e espaços de participação, a fim de ampliar a visibilidade social das crianças.

Palavras-chave : protagonismo infantil; estudos da infância; produções científicas; américa latina..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )