SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18childhood protagonism in latin american scenarios: threshold dialogues with childhood studiesmartin buber and donald wood winnicott: thresholds and conceptual shifts as a ethos for research with babies author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Childhood & Philosophy

Print version ISSN 2525-5061On-line version ISSN 1984-5987

Abstract

SANTIAGO, Flavio. crianças migrantes dos países africanos na educação infantil paulistana: entre o acolhimento e a exclusão. child.philo [online]. 2022, vol.18, e66911.  Epub Aug 29, 2022. ISSN 1984-5987.  https://doi.org/10.12957/childphilo.2022.66911.

Os migrantes dos países africanos e as migrantes dos países africanos no Brasil sofrem os efeitos perversos ligados à xenofobia e vivenciam práticas racistas. Esse processo também reverbera dentro do contexto das creches e pré-escolas, e influencia diretamente o fazer pedagógico e as percepções e concepções acerca do seja ser um negro africano ou uma negra africana. Nesse contexto, este artigo vai apresentar a percepção do processo de racialização no acolhimento e inserção de crianças negras africanas entre 0 e 5 anos de idade, por professoras da rede de Educação Infantil da cidade de São Paulo. A fim de responder o objetivo dessa pesquisa, foram realizadas entrevistas com docentes da Educação Infantil, da rede direta e indireta, de modo a procurar compreender como esses atores e atrizes percebem o acolhimento e a inserção das crianças negras africanas migrantes. As análises foram realizadas com base nos referenciais teóricos da sociologia da infância, dos estudos a respeito das migrações e das relações raciais. O trabalho visa ampliar o campo dos estudos acerca da infância e migrações, bem como dos estudos a respeito do processo de racialização das crianças menores de 7 anos migrantes africanas.

Keywords : migração transnacional; relações raciais; crianças pequenas imigrantes; educação infantil..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )