SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18migrant children from african countries in são paulo’s early education system: between sheltering and exclusionthe movement of poor young people towards renowned institutions of higher education: motivations and contradictions. author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Childhood & Philosophy

Print version ISSN 2525-5061On-line version ISSN 1984-5987

Abstract

SALUTTO, Nazareth. martin buber e donald wood winnicott: limiares e deslocamentos conceituais como aposta da pesquisa com bebês. child.philo [online]. 2022, vol.18, e67361.  Epub Sep 27, 2022. ISSN 1984-5987.  https://doi.org/10.12957/childphilo.2022.67361.

Este artigo tem como objetivo articular as teorias de Martin Buber (Antropologia Filosófica) e Donald Wood Winnicott (Psicanálise), tendo os bebês - suas expressões e movimentos - como centralidade. Em cotejo e diálogo com os referidos autores, compreende-se que o princípio ontológico do ser humano é a relação como marca do existir. A partir desse princípio, são cunhados os conceitos relação, sutileza, reciprocidade e vínculo, que possibilitam a construção de um olhar sensível para a dimensão relacional entre bebês e adultos, em contextos educativos e de pesquisas. O texto desenvolve esses conceitos, revelando que no encontro entre adultos e bebês há um esforço para se reconhecerem como pessoas. Aos primeiros, impõem-se a generosidade da partilha. Aos últimos, faz-se o convite ao mundo. Convite ao qual os bebês se lançam com a tenacidade e o ímpeto dos movimentos inaugurais. O encontro entre a Psicanálise de Winnicott e Antropologia Filosófica de Buber revelou-se promissor na confirmação de que os bebês são pessoas de relação, contribuindo com estudos sobre bebês na Educação, de modo particular, e nas Ciências Humanas, de modo geral.

Keywords : martin buber; donald wood winnicott; pesquisa; bebês..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )