SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18crianças migrantes dos países africanos na educação infantil paulistana: entre o acolhimento e a exclusãoo movimento de jovens pobres em direção a instituições renomadas de ensino superior: motivações e contradições. índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Childhood & Philosophy

versão impressa ISSN 2525-5061versão On-line ISSN 1984-5987

Resumo

SALUTTO, Nazareth. martin buber e donald wood winnicott: limiares e deslocamentos conceituais como aposta da pesquisa com bebês. child.philo [online]. 2022, vol.18, e67361.  Epub 27-Set-2022. ISSN 1984-5987.  https://doi.org/10.12957/childphilo.2022.67361.

Este artigo tem como objetivo articular as teorias de Martin Buber (Antropologia Filosófica) e Donald Wood Winnicott (Psicanálise), tendo os bebês - suas expressões e movimentos - como centralidade. Em cotejo e diálogo com os referidos autores, compreende-se que o princípio ontológico do ser humano é a relação como marca do existir. A partir desse princípio, são cunhados os conceitos relação, sutileza, reciprocidade e vínculo, que possibilitam a construção de um olhar sensível para a dimensão relacional entre bebês e adultos, em contextos educativos e de pesquisas. O texto desenvolve esses conceitos, revelando que no encontro entre adultos e bebês há um esforço para se reconhecerem como pessoas. Aos primeiros, impõem-se a generosidade da partilha. Aos últimos, faz-se o convite ao mundo. Convite ao qual os bebês se lançam com a tenacidade e o ímpeto dos movimentos inaugurais. O encontro entre a Psicanálise de Winnicott e Antropologia Filosófica de Buber revelou-se promissor na confirmação de que os bebês são pessoas de relação, contribuindo com estudos sobre bebês na Educação, de modo particular, e nas Ciências Humanas, de modo geral.

Palavras-chave : martin buber; donald wood winnicott; pesquisa; bebês..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )