SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19Greta thunberg - a unique voice in a post-truth eraAnn Sharp’s concept of personhood and the spiritual dimension of the community of philosophical inquiry author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Childhood & Philosophy

Print version ISSN 2525-5061On-line version ISSN 1984-5987

Abstract

NORONHA, josé eduardo gama  and  TEBET, gabriela. Tornar-se calunga: participação e subjetivação política de crianças e jovens. child.philo [online]. 2023, vol.19, e72948.  Epub Mar 20, 2023. ISSN 1984-5987.  https://doi.org/10.12957/childphilo.2023.72948.

O artigo pretende discutir processos de subjetivação política de crianças e jovens a partir de recortes de uma pesquisa realizada no âmbito de mestrado em educação, apresentando uma cartografia da participação política de crianças e jovens moradoras de territórios vulnerabilizados do município de São Vicente, no litoral Sul de São Paulo, integrantes de coletivos e ações educativas do Instituto Camará Calunga. Os conceitos de participação e subjetivação se apresentam como elementos importantes dos processos de politização, retratando o modo pelo qual crianças e jovens se engajam politicamente de diferentes formas, coordenadas ou apoiadas por adultos, representando a si mesmas ou apoiando os adultos em suas demandas, contrapondo a noção de que as crianças não agem politicamente ou de que o modo ideal de participação de crianças e jovens seria a produção de consenso e não haveria espaço para a contestação. A pesquisa ocorreu em meio a pandemia de COVID-19, fundamentalmente de modo virtual, mas traça uma continuidade com as práticas de participação do Instituto no período pré-pandêmico. A pesquisa fez uso do método cartográfico, de modo virtual e presencial no contexto do trabalho vivo, da convivência cotidiana com crianças, jovens e educadores do Camará, por meio de entrevistas semiestruturadas e diários de campo.

Keywords : participação; infâncias; juventudes; subjetivação; educação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )