SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19Greta thunberg - una voz única en una era de posverdadEl concepto de persona de Ann Sharp y la dimensión espiritual de la comunidad de investigación filosófica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Childhood & Philosophy

versión impresa ISSN 2525-5061versión On-line ISSN 1984-5987

Resumen

NORONHA, josé eduardo gama  y  TEBET, gabriela. Tornar-se calunga: participação e subjetivação política de crianças e jovens. child.philo [online]. 2023, vol.19, e72948.  Epub 20-Mar-2023. ISSN 1984-5987.  https://doi.org/10.12957/childphilo.2023.72948.

O artigo pretende discutir processos de subjetivação política de crianças e jovens a partir de recortes de uma pesquisa realizada no âmbito de mestrado em educação, apresentando uma cartografia da participação política de crianças e jovens moradoras de territórios vulnerabilizados do município de São Vicente, no litoral Sul de São Paulo, integrantes de coletivos e ações educativas do Instituto Camará Calunga. Os conceitos de participação e subjetivação se apresentam como elementos importantes dos processos de politização, retratando o modo pelo qual crianças e jovens se engajam politicamente de diferentes formas, coordenadas ou apoiadas por adultos, representando a si mesmas ou apoiando os adultos em suas demandas, contrapondo a noção de que as crianças não agem politicamente ou de que o modo ideal de participação de crianças e jovens seria a produção de consenso e não haveria espaço para a contestação. A pesquisa ocorreu em meio a pandemia de COVID-19, fundamentalmente de modo virtual, mas traça uma continuidade com as práticas de participação do Instituto no período pré-pandêmico. A pesquisa fez uso do método cartográfico, de modo virtual e presencial no contexto do trabalho vivo, da convivência cotidiana com crianças, jovens e educadores do Camará, por meio de entrevistas semiestruturadas e diários de campo.

Palabras clave : participação; infâncias; juventudes; subjetivação; educação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )