SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19Greta thunberg - uma voz única numa era pós-verdadeO conceito de pessoa de Ann Sharp e a dimensão espiritual da comunidade de investigação filosófica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Childhood & Philosophy

versão impressa ISSN 2525-5061versão On-line ISSN 1984-5987

Resumo

NORONHA, josé eduardo gama  e  TEBET, gabriela. Tornar-se calunga: participação e subjetivação política de crianças e jovens. child.philo [online]. 2023, vol.19, e72948.  Epub 20-Mar-2023. ISSN 1984-5987.  https://doi.org/10.12957/childphilo.2023.72948.

O artigo pretende discutir processos de subjetivação política de crianças e jovens a partir de recortes de uma pesquisa realizada no âmbito de mestrado em educação, apresentando uma cartografia da participação política de crianças e jovens moradoras de territórios vulnerabilizados do município de São Vicente, no litoral Sul de São Paulo, integrantes de coletivos e ações educativas do Instituto Camará Calunga. Os conceitos de participação e subjetivação se apresentam como elementos importantes dos processos de politização, retratando o modo pelo qual crianças e jovens se engajam politicamente de diferentes formas, coordenadas ou apoiadas por adultos, representando a si mesmas ou apoiando os adultos em suas demandas, contrapondo a noção de que as crianças não agem politicamente ou de que o modo ideal de participação de crianças e jovens seria a produção de consenso e não haveria espaço para a contestação. A pesquisa ocorreu em meio a pandemia de COVID-19, fundamentalmente de modo virtual, mas traça uma continuidade com as práticas de participação do Instituto no período pré-pandêmico. A pesquisa fez uso do método cartográfico, de modo virtual e presencial no contexto do trabalho vivo, da convivência cotidiana com crianças, jovens e educadores do Camará, por meio de entrevistas semiestruturadas e diários de campo.

Palavras-chave : participação; infâncias; juventudes; subjetivação; educação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )