SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19El concepto de persona de Ann Sharp y la dimensión espiritual de la comunidad de investigación filosóficaLos derechos de la infancia y el papel de las familias en su protección: perspectiva ética y jurídica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Childhood & Philosophy

versión impresa ISSN 2525-5061versión On-line ISSN 1984-5987

Resumen

ORTEGA, Bruno Fonseca  y  TIBALDEO, Roberto Franzini. Cidadania e comunidade no contexto democrático ocidental: análise filosófico-educacional. child.philo [online]. 2023, vol.19, e73888.  Epub 15-Mayo-2023. ISSN 1984-5987.  https://doi.org/10.12957/childphilo.2023.73888.

Este trabalho traz uma análise filosófica acerca da condição atual da educação cívica nas democracias ocidentais, de forma a explorar a problemática do dualismo entre o individualismo extremo e o comunitarismo fechado, que mexeu com as modalidades relacionais e os estilos de vidas específicos que caracterizam a pluralidade humana. Assim, a intenção deste artigo é compreender como a formação do cidadão por meio do suporte da prática da filosofia pode cultivar uma comunidade dialógica, aberta e pluralista capaz de enfrentar de maneira mais consciente e eficaz essa dualidade existente. Para este propósito foi feita uma análise crítica e sistemática de obras e artigos que, ao abordar a questão da relação entre indivíduo e comunidade, pretende ir para além desse dualismo problemático. Dentre os principais resultados está que a Filosofia para Crianças (Philosophy for Children, P4C), de Lipman e Sharp, colabora no desenvolvimento de cidadãos competentes em dialogar e encontrar saídas criativas e éticas, nas diversas circunstâncias do cotidiano. Além disso, ao empoderar cada cidadão, a P4C contribui para o desenvolvimento de comunidades solidárias, plurais, abertas, autocorretivas e engajadas na busca rigorosa do bem comum. Portanto, concluiu-se que práticas filosóficas comunitárias, como a P4C, conseguem contribuir para a educação cívica e a formação de cidadãos responsáveis, oferecendo um possível paradigma para desenvolver o eixo humanístico do indivíduo e a abertura à diversidade.

Palabras clave : práticas filosóficas comunitárias; philosophy for children (P4C); educação cívica; comunidade; responsabilidade..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )