SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19O conceito de pessoa de Ann Sharp e a dimensão espiritual da comunidade de investigação filosóficaOs direitos da infância e o papel das famílias na sua proteção: perspectiva ética e jurídica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Childhood & Philosophy

versão impressa ISSN 2525-5061versão On-line ISSN 1984-5987

Resumo

ORTEGA, Bruno Fonseca  e  TIBALDEO, Roberto Franzini. Cidadania e comunidade no contexto democrático ocidental: análise filosófico-educacional. child.philo [online]. 2023, vol.19, e73888.  Epub 15-Maio-2023. ISSN 1984-5987.  https://doi.org/10.12957/childphilo.2023.73888.

Este trabalho traz uma análise filosófica acerca da condição atual da educação cívica nas democracias ocidentais, de forma a explorar a problemática do dualismo entre o individualismo extremo e o comunitarismo fechado, que mexeu com as modalidades relacionais e os estilos de vidas específicos que caracterizam a pluralidade humana. Assim, a intenção deste artigo é compreender como a formação do cidadão por meio do suporte da prática da filosofia pode cultivar uma comunidade dialógica, aberta e pluralista capaz de enfrentar de maneira mais consciente e eficaz essa dualidade existente. Para este propósito foi feita uma análise crítica e sistemática de obras e artigos que, ao abordar a questão da relação entre indivíduo e comunidade, pretende ir para além desse dualismo problemático. Dentre os principais resultados está que a Filosofia para Crianças (Philosophy for Children, P4C), de Lipman e Sharp, colabora no desenvolvimento de cidadãos competentes em dialogar e encontrar saídas criativas e éticas, nas diversas circunstâncias do cotidiano. Além disso, ao empoderar cada cidadão, a P4C contribui para o desenvolvimento de comunidades solidárias, plurais, abertas, autocorretivas e engajadas na busca rigorosa do bem comum. Portanto, concluiu-se que práticas filosóficas comunitárias, como a P4C, conseguem contribuir para a educação cívica e a formação de cidadãos responsáveis, oferecendo um possível paradigma para desenvolver o eixo humanístico do indivíduo e a abertura à diversidade.

Palavras-chave : práticas filosóficas comunitárias; philosophy for children (P4C); educação cívica; comunidade; responsabilidade..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )