SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19Cidadania e comunidade no contexto democrático ocidental: análise filosófico-educacionalEntre corpos, danças e educações: uma experiência infantil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Childhood & Philosophy

versão impressa ISSN 2525-5061versão On-line ISSN 1984-5987

Resumo

FERNANDEZ GUERRERO, olaya et al. Os direitos da infância e o papel das famílias na sua proteção: perspectiva ética e jurídica. child.philo [online]. 2023, vol.19, 74230.  Epub 09-Set-2023. ISSN 1984-5987.  https://doi.org/10.12957/childphilo.2023.74230.

Os direitos das crianças são de formulação recente, e as primeiras tentativas de reconhecê-los e regulá-los só apareceram no século XX. Além de revisar os textos legais que formulam e protegem esses direitos em todo o mundo, este estudo visa oferecer uma leitura filosófica dos direitos da criança e do papel das famílias em relação a esses direitos. A ética do cuidado constitui um ótimo ponto de reflexão para se discutir a responsabilidade ética que pais e mães, e a sociedade em geral, têm para com os filhos, que são os membros mais vulneráveis ​​da sociedade e os que mais sofrem as consequências da pobreza, da migração ou dos desastres naturais. Este estudo faz uma revisão crítica dos direitos da criança e das principais tentativas de reconhecer e garantir legalmente esses direitos no nível internacional. Além disso, explora também a situação atual das crianças no mundo, enfatizando as consequências negativas da pandemia de COVID-19 neste setor mais vulnerável da população. Por fim, adota-se a perspectiva da ética do cuidado para analisar as responsabilidades das famílias e o papel das instituições e da sociedade em geral na proteção das crianças.

Palavras-chave : crianças; direitos; família; ética do cuidado.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )