SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19Entre corpos, danças e educações: uma experiência infantilNotas para uma representação político-escolar da infância no chile do século xix índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Childhood & Philosophy

versão impressa ISSN 2525-5061versão On-line ISSN 1984-5987

Resumo

CASTRO, liana garcia. Infância em relações entre avós e netos: vínculo, amor e potência de vida. child.philo [online]. 2023, vol.19, e69733.  Epub 23-Jun-2023. ISSN 1984-5987.  https://doi.org/10.12957/childphilo.2023.69733.

Este artigo tem como objetivo tecer reflexões sobre infância, vínculo e amor, a partir das narrativas de avós, ouvidas em uma pesquisa de doutorado em educação. Participaram da pesquisa sete avós e três avôs, entre 51 e 71 anos: nove, moradores da cidade do Rio de Janeiro, e um do município de Niterói. Além deles, participaram seis de seus netos, na faixa etária entre 5 e 12 anos, moradores das seguintes cidades: Rio de Janeiro, Niterói, Brasília e Montevidéu, no Uruguai. Realizada durante a pandemia de Covid-19, a pesquisa teve como estratégia metodológica entrevista concedida por meio da plataforma Zoom. Com os adultos, os encontros ocorreram individualmente; com as crianças, a conversa se deu de modo coletivo. Das narrativas das avós e dos avôs, emergem as reflexões sobre relações entre adultos e crianças, apresentadas no presente texto, construídas a partir da concepção de infância da filosofia de Walter Benjamin em articulação com a antropologia filosófica de Martin Buber e a psicanálise de Donald Winnicott. A ênfase das/os participantes da pesquisa está na segurança afetiva, construída nos minúsculos gestos cotidianos, que ampara crianças e adultos. Desses encontros amorosos entre os mais novos e os mais velhos, parece se instaurar uma força infantil, que produz novas possibilidades de vida. As narrativas da pesquisa nos ensinam não apenas sobre modos de ser adulto e de estar com as crianças, como também modos de estar na vida, a partir do reencontro com a própria sensibilidade e com a capacidade de brincar, de criar e de, na relação com as crianças, reinventar a si mesmo e reaprender a alegria dos inícios.

Palavras-chave : infância; vínculo; amor; avós e netos.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )