SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19Notes for a political-school representation of childhood in nineteenth century in chileEthnography and the field of new social studies of childhood author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Childhood & Philosophy

Print version ISSN 2525-5061On-line version ISSN 1984-5987

Abstract

ALMEIDA, tiago. O governo da infância: para uma ontologia histórica do desenvolvimento infantil e a delimitação de modos de ser criança. child.philo [online]. 2023, vol.19, e76362.  Epub Sep 30, 2023. ISSN 1984-5987.  https://doi.org/10.12957/childphilo.2023.76362.

O objetivo deste texto é questionar, no contexto sócio-histórico da modernidade europeia, o modo como se forjou no interior do “novo sentimento de infância” uma vida por etapas que outorga às pessoas de pouca idade a urgência de uma existência em permanente desenvolvimento. Problematizar a “ideia” de desenvolvimento, mais concretamente de desenvolvimento infantil e as suas implicações na produção de modos de ser criança, permite avançar pistas sobre como é que a narrativa desenvolvimentista se tornou hegemónica e inquestionável nos contextos educativos a si destinados. Para tanto, recorre-se à ontologia histórica como ferramenta metodológica com o intuito de encetar um diálogo com educadores e psicólogos dos séculos XVIII, XIX e XX, procurando estabelecer um entendimento sobre como a ideia de desenvolvimento infantil surge associada à necessidade de hierarquização e normalização da população infantil. Discute-se como os agenciamentos históricos, que vinculam a infância (enquanto tempo cronológico) a uma certa ideia de desenvolvimento, estão intimamente ligados a projetos políticos. Este exercício não é possível sem reconhecer o olhar eurocêntrico e adultocêntrico que se tem assumido na forma como habitualmente olhamos para este tema e, nesse sentido, expressa-se a importância de se considerar a multiplicidade de outros modos de ser criança, à semelhança do que epistemologias não eurocêntricas nos têm dado a conhecer.

Keywords : desenvolvimento infantil; ontologia histórica; infância; educação de infância; desarrollo infantil; ontología histórica; infancia; educación infantil.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )