SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19Apuntes para una representación político-escolar de la infancia en el chile del siglo xixLa etnografía y el campo de los nuevos estudios sociales de la infancia índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Childhood & Philosophy

versión impresa ISSN 2525-5061versión On-line ISSN 1984-5987

Resumen

ALMEIDA, tiago. O governo da infância: para uma ontologia histórica do desenvolvimento infantil e a delimitação de modos de ser criança. child.philo [online]. 2023, vol.19, e76362.  Epub 30-Sep-2023. ISSN 1984-5987.  https://doi.org/10.12957/childphilo.2023.76362.

O objetivo deste texto é questionar, no contexto sócio-histórico da modernidade europeia, o modo como se forjou no interior do “novo sentimento de infância” uma vida por etapas que outorga às pessoas de pouca idade a urgência de uma existência em permanente desenvolvimento. Problematizar a “ideia” de desenvolvimento, mais concretamente de desenvolvimento infantil e as suas implicações na produção de modos de ser criança, permite avançar pistas sobre como é que a narrativa desenvolvimentista se tornou hegemónica e inquestionável nos contextos educativos a si destinados. Para tanto, recorre-se à ontologia histórica como ferramenta metodológica com o intuito de encetar um diálogo com educadores e psicólogos dos séculos XVIII, XIX e XX, procurando estabelecer um entendimento sobre como a ideia de desenvolvimento infantil surge associada à necessidade de hierarquização e normalização da população infantil. Discute-se como os agenciamentos históricos, que vinculam a infância (enquanto tempo cronológico) a uma certa ideia de desenvolvimento, estão intimamente ligados a projetos políticos. Este exercício não é possível sem reconhecer o olhar eurocêntrico e adultocêntrico que se tem assumido na forma como habitualmente olhamos para este tema e, nesse sentido, expressa-se a importância de se considerar a multiplicidade de outros modos de ser criança, à semelhança do que epistemologias não eurocêntricas nos têm dado a conhecer.

Palabras clave : desenvolvimento infantil; ontologia histórica; infância; educação de infância; desarrollo infantil; ontología histórica; infancia; educación infantil.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )