SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19Educating selves in a tech addicted age.The paratexts of CPI: emergent findings of an inquiry in iran author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Childhood & Philosophy

Print version ISSN 2525-5061On-line version ISSN 1984-5987

Abstract

TARAMONA-TRIGOSO, José María. Sobre o encontro de professoras com/em um exercício infantil de filosofía. child.philo [online]. 2023, vol.19, e70556.  Epub Jan 16, 2023. ISSN 1984-5987.  https://doi.org/10.12957/childphilo.2023.70556.

O objetivo deste artigo é apresentar uma pesquisa em andamento que visa descobrir significados sobre a figura da professora na comunidade de investigação filosófica. O que há de singular nesta figura? O que a configura? Como é configurada e reconfigurada em sua própria prática? O artigo começa descrevendo o que caracteriza, define ou constitui a figura da professora como facilitadora delineada no programa inicial de Philosophy for Children . Em seguida, aborda algumas perspectivas críticas sobre a noção de facilitador e procura propor uma alternativa à figura do facilitador que, longe de tentar definir uma taxonomia do ensino da filosofia com crianças ou estabelecer um modelo de professor, nos permite pensar em uma figura de mestra que é sensível aos encontros e que, através deles, também encontra outras formas de ser e de fazer. Neste sentido, também é proposta uma reflexão sobre o que pode significar um encontro educacional e qual é o lugar das mestras nestes encontros. Finalmente, algumas condições possíveis de/para o encontro são propostas como pontos de partida que nos permitem promover e sustentar o encontro, tais condições são: o comum, a igualdade, a escuta e a imprevisibilidade.

Keywords : professora; facilitadora; encontro; comunidade de investigação filosófica..

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )