SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19Educar los yoes en una era adicta a la tecnología.Los paratextos de la comunidad de investigación filosófica (CIF): descubrimientos emergentes de una investigación en irán índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Childhood & Philosophy

versión impresa ISSN 2525-5061versión On-line ISSN 1984-5987

Resumen

TARAMONA-TRIGOSO, José María. Sobre o encontro de professoras com/em um exercício infantil de filosofía. child.philo [online]. 2023, vol.19, e70556.  Epub 16-Ene-2023. ISSN 1984-5987.  https://doi.org/10.12957/childphilo.2023.70556.

O objetivo deste artigo é apresentar uma pesquisa em andamento que visa descobrir significados sobre a figura da professora na comunidade de investigação filosófica. O que há de singular nesta figura? O que a configura? Como é configurada e reconfigurada em sua própria prática? O artigo começa descrevendo o que caracteriza, define ou constitui a figura da professora como facilitadora delineada no programa inicial de Philosophy for Children . Em seguida, aborda algumas perspectivas críticas sobre a noção de facilitador e procura propor uma alternativa à figura do facilitador que, longe de tentar definir uma taxonomia do ensino da filosofia com crianças ou estabelecer um modelo de professor, nos permite pensar em uma figura de mestra que é sensível aos encontros e que, através deles, também encontra outras formas de ser e de fazer. Neste sentido, também é proposta uma reflexão sobre o que pode significar um encontro educacional e qual é o lugar das mestras nestes encontros. Finalmente, algumas condições possíveis de/para o encontro são propostas como pontos de partida que nos permitem promover e sustentar o encontro, tais condições são: o comum, a igualdade, a escuta e a imprevisibilidade.

Palabras clave : professora; facilitadora; encontro; comunidade de investigação filosófica..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )