SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19Educando a si mesmos em uma era viciada em tecnologia.Os paratextos da comunidade de investigação filosófica (CIF): achados emergentes de uma pesquisa no irã índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Childhood & Philosophy

versão impressa ISSN 2525-5061versão On-line ISSN 1984-5987

Resumo

TARAMONA-TRIGOSO, José María. Sobre o encontro de professoras com/em um exercício infantil de filosofía. child.philo [online]. 2023, vol.19, e70556.  Epub 16-Jan-2023. ISSN 1984-5987.  https://doi.org/10.12957/childphilo.2023.70556.

O objetivo deste artigo é apresentar uma pesquisa em andamento que visa descobrir significados sobre a figura da professora na comunidade de investigação filosófica. O que há de singular nesta figura? O que a configura? Como é configurada e reconfigurada em sua própria prática? O artigo começa descrevendo o que caracteriza, define ou constitui a figura da professora como facilitadora delineada no programa inicial de Philosophy for Children . Em seguida, aborda algumas perspectivas críticas sobre a noção de facilitador e procura propor uma alternativa à figura do facilitador que, longe de tentar definir uma taxonomia do ensino da filosofia com crianças ou estabelecer um modelo de professor, nos permite pensar em uma figura de mestra que é sensível aos encontros e que, através deles, também encontra outras formas de ser e de fazer. Neste sentido, também é proposta uma reflexão sobre o que pode significar um encontro educacional e qual é o lugar das mestras nestes encontros. Finalmente, algumas condições possíveis de/para o encontro são propostas como pontos de partida que nos permitem promover e sustentar o encontro, tais condições são: o comum, a igualdade, a escuta e a imprevisibilidade.

Palavras-chave : professora; facilitadora; encontro; comunidade de investigação filosófica..

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )