SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19On the encounter of teachers with/in a children's exercise in philosophyVoting on the questions as a pedagogical practice in a community of philosophical enquiry author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Childhood & Philosophy

Print version ISSN 2525-5061On-line version ISSN 1984-5987

Abstract

SHOKROLLAHZADEH, Soudabeh  and  KHOSRONEJAD, Morteza. Os paratextos da comunidade de investigação filosófica (CIF): achados emergentes de uma pesquisa no irã. child.philo [online]. 2023, vol.19, e70511.  Epub Jan 30, 2023. ISSN 1984-5987.  https://doi.org/10.12957/childphilo.2023.70511.

Este artigo apresenta os resultados emergentes de pesquisa realizada no Irã. Seu principal objetivo foi investigar se o pensamento dos adolescentes poderia se tornar polifônico na comunidade de investigação filosófica (CIF) e quais processos o pensar passaria para atingir este objetivo. Dezessete adolescentes, dez meninas e sete meninos participaram de catorze sessões com três romances iranianos e três estrangeiros como material de investigação. As sessões foram gravadas em vídeo e analisadas pelos pesquisadores. as descobertas a partir de objetivos pré-determinados revelaram que a CIF foi eficaz no desenvolvimento do pensamento polifônico dos adolescentes, e os processos de pensamento polifônico no trabalho também foram revelados. ao mesmo tempo, surgiram alguns dados inesperados que deram origem a algumas descobertas emergentes, entre as quais o fato de que o significado não se limita ao que acontece "dentro" da CIF, mas alguns eventos antes, depois e durante as sessões são decisivos para o significado dentro deste círculo comunitário e para a formação da CIF. Nós os denominamos "paratextos" da CIF que incluíam conversas da WhatsApp, discursos religiosos, educacionais, científicos e de gênero, a extensão das questões discutidas na CIF para a escola e para casa, diálogos adolescentes antes e depois das sessões, e sua leitura de ideias filosóficas e comentários literários sobre os materiais de investigação. Gérard Genette, dando moeda de troca ao termo 'paratexto', concebe-o como uma zona indefinida entre o interior e o exterior de uma obra impressa que forma a complexa mediação entre livro, autor, editora e leitor. É uma zona de fronteira na qual texto e fora de texto entram em diálogo. os paratextos associados à CIF nos orientaram a reconfigurar a prática na reconsideração dos papéis e posições do facilitador. Por este motivo, o facilitador é alguém que precisa ser capaz de ouvir ativamente tanto as vozes dos membros do grupo quanto as vozes dos paratextos existentes, e de manobrar entre múltiplos papéis e posições, conforme a situação exige.

Keywords : fpc; comunidade de investigação filosófica (cif); paratextos; papéis e posições do facilitador..

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )