SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19Sobre o encontro de professoras com/em um exercício infantil de filosofíaVotar na pergunta como prática pedagógica numa comunidade de investigação filosófica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Childhood & Philosophy

versão impressa ISSN 2525-5061versão On-line ISSN 1984-5987

Resumo

SHOKROLLAHZADEH, Soudabeh  e  KHOSRONEJAD, Morteza. Os paratextos da comunidade de investigação filosófica (CIF): achados emergentes de uma pesquisa no irã. child.philo [online]. 2023, vol.19, e70511.  Epub 30-Jan-2023. ISSN 1984-5987.  https://doi.org/10.12957/childphilo.2023.70511.

Este artigo apresenta os resultados emergentes de pesquisa realizada no Irã. Seu principal objetivo foi investigar se o pensamento dos adolescentes poderia se tornar polifônico na comunidade de investigação filosófica (CIF) e quais processos o pensar passaria para atingir este objetivo. Dezessete adolescentes, dez meninas e sete meninos participaram de catorze sessões com três romances iranianos e três estrangeiros como material de investigação. As sessões foram gravadas em vídeo e analisadas pelos pesquisadores. as descobertas a partir de objetivos pré-determinados revelaram que a CIF foi eficaz no desenvolvimento do pensamento polifônico dos adolescentes, e os processos de pensamento polifônico no trabalho também foram revelados. ao mesmo tempo, surgiram alguns dados inesperados que deram origem a algumas descobertas emergentes, entre as quais o fato de que o significado não se limita ao que acontece "dentro" da CIF, mas alguns eventos antes, depois e durante as sessões são decisivos para o significado dentro deste círculo comunitário e para a formação da CIF. Nós os denominamos "paratextos" da CIF que incluíam conversas da WhatsApp, discursos religiosos, educacionais, científicos e de gênero, a extensão das questões discutidas na CIF para a escola e para casa, diálogos adolescentes antes e depois das sessões, e sua leitura de ideias filosóficas e comentários literários sobre os materiais de investigação. Gérard Genette, dando moeda de troca ao termo 'paratexto', concebe-o como uma zona indefinida entre o interior e o exterior de uma obra impressa que forma a complexa mediação entre livro, autor, editora e leitor. É uma zona de fronteira na qual texto e fora de texto entram em diálogo. os paratextos associados à CIF nos orientaram a reconfigurar a prática na reconsideração dos papéis e posições do facilitador. Por este motivo, o facilitador é alguém que precisa ser capaz de ouvir ativamente tanto as vozes dos membros do grupo quanto as vozes dos paratextos existentes, e de manobrar entre múltiplos papéis e posições, conforme a situação exige.

Palavras-chave : fpc; comunidade de investigação filosófica (cif); paratextos; papéis e posições do facilitador..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )