SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19O que estamos perdendo? Voz e escuta como acontecimentoInversão das perguntas: um convite a deambular por um outro lado das perguntas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Childhood & Philosophy

versão impressa ISSN 2525-5061versão On-line ISSN 1984-5987

Resumo

MATOS, Susana Brissos de  e  VIEIRA, Paula Alexandra. A filosofia da infância e a participação política das crianças: desafios poli(s)fónicos. child.philo [online]. 2023, vol.19, e70501.  Epub 25-Fev-2023. ISSN 1984-5987.  https://doi.org/10.12957/childphilo.2023.70501.

Que desafios a participação política das crianças coloca à Filosofia da Infância? Que desafios a Filosofia da Infância coloca à participação política das crianças? O texto que compartilhamos é um balancear entre a “pesquisa como um enumerar de situações e a pesquisa que tira o sono ao pesquisador”. Neste contexto, apresentamos uma narrativa criativa ilustrada, em forma de diálogo. Na orla do que poderia ser o território da participação política, encontram-se duas personagens - Sentinela e Andante - que conversam a propósito de ondas de crianças que se espraiam no território. Essa narrativa é enquadrada num referencial teórico que embasa o grupo de estudos a que pertencemos e o nosso trabalho com as crianças em sede de comunidade de investigação filosófica. Estabelecemos uma articulação entre a escuta das vozes das crianças, as condições de escuta com o lugar da sua participação política no espaço público. Em que medida um espaço e um tempo de escuta das crianças abrem movimentos polifónicos e possibilitam a construção de novas formas de polis: poli(s)fonias? De que formas a Filosofia da Infância se desafia a si mesma na criação de poli(s)fonias onde a participação das crianças dá o tom? De que modos a Filosofia da Infância nos interpela à criação de poli(s)fonias?

Palavras-chave : filosofia da infância; escuta; participação política das crianças; poli(s)fonias.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )