SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19Invertir las preguntas: una invitación a dar un paseo por un otro lado de las preguntasComo gerar (educar) uma comunidade de investigação-jazzing: sugestões livres e abertas de um workshop internacional (ICPIC 2022) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Childhood & Philosophy

versión impresa ISSN 2525-5061versión On-line ISSN 1984-5987

Resumen

HOLLER, Andreas. Modelo de processo polilógico de educação (elementar-)filosófica: um conceito interdisciplinar que integra a filosofia para/com crianças à teoria construtivista de mudança/crescimento conceitual. child.philo [online]. 2023, vol.19, e70210.  Epub 28-Mar-2023. ISSN 1984-5987.  https://doi.org/10.12957/childphilo.2023.70210.

Embora o movimento de Filosofia para/com Crianças (Fp/cC) pareça ter superado as duas maiores críticas a seu respeito, essas questões ainda podem ser encontradas na literatura recente. A primeira pergunta é se a Filosofia para/com Crianças pode ser considerada um campo da filosofia; a segunda questiona se as crianças possuem as habilidades cognitivas necessárias para participarem ativamente de um debate filosófico. Uma das mais recentes críticas sobre o movimento é o artigo escrito por Caroline Heinrich (2017, 2020a, 2020b), que descreve a Fp/cC como “um ataque à filosofia e às crianças” (“Ein Angriff auf die Philosophie und ein Angriff auf das Kind”) e afirma que a Fp/cC é um “conceito imposto pelos adultos às crianças” (“ein übergestülptes Konzept von Erwachsenen auf Kinder”). Ela sustenta, ainda, que a Fp/cC ignora “o pensamento, o questionamento e o jogo infantil”. Além disso, Heinrich afirma que a Fp/cC não pode ser chamada de filosofia, porque as crianças não são capazes de filosofar. Em grande parte de sua argumentação, Heinrich se refere à teoria de Piaget sobre os estágios de desenvolvimento cognitivo infantil. Apesar do discurso da Fp/cC já ter se ocupado dessas questões nas últimas décadas, ainda parece ser necessário certos esclarecimentos. O conjunto dos debates relacionados a essas perguntas certamente não pode ser ilustrado em um único artigo. Apesar disso, espero que esse trabalho ofereça uma visão geral das principais críticas e argumentações, que são o ponto de partida das minhas próprias considerações - que podem ser encontradas em meu modelo de Processo Polilogico de Educação (Elementar-)Filosófica (Modelo PPEE). Minha abordagem interdisciplinar, baseada na teoria construtivista de mudança conceitual de Stella Vosniadou e William Brewer (1992), busca acrescentar novas perspectivas para as principais questões do movimento de Fp/cC: primeiro, pode a Fp/cC ser realmente chamada de filosofia?; segundo, as crianças têm habilidades cognitivas para se engajarem em um debate filosófico? Em adição, surge a seguinte pergunta: “Quais considerações pedagógicas baseadas na teoria construtivista de aprendizagem poderiam ser acrescentadas?”. O objetivo do modelo interdisciplinar PPEE é criar uma base científica ampla que reduza os principais pontos de críticas ao movimento de Fp/cC.

Palabras clave : filosofia para/com crianças; críticas; mudança/crescimento conceitual; teoria construtivista; modelo de Processo Polilógico de Educação (Elementar-)Filosófica (PPEE)..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )