SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19Como gerar (educar) uma comunidade de investigação-jazzing: sugestões livres e abertas de um workshop internacional (ICPIC 2022)¿Estamos listos para escuchar a los niños? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Childhood & Philosophy

versión impresa ISSN 2525-5061versión On-line ISSN 1984-5987

Resumen

ROJAS CHAVEZ, Víctor Andrés et al. Desenvolvimento do pensamento multidimensional para a construção de uma cidadania criativa. child.philo [online]. 2023, vol.19, e70385.  Epub 20-Abr-2023. ISSN 1984-5987.  https://doi.org/10.12957/childphilo.2023.70385.

A importância do projeto de Cidadania Criativa a partir da promoção do pensamento crítico, ético e criativo em crianças da primeira infância como atores sociais e construtores da paz reside na integração da Cidadania Criativa com a perspectiva da Filosofia para Crianças (FpC) do filósofo norte-americano Matthew Lipman, na medida em que promove nos participantes a capacidade de pensar de forma crítica, ética e criativa nas e a partir de suas realidades, promovendo o exercício permanente de competências de pensamento nas diversas áreas de sua vida cotidiana. Por outro lado, esta pesquisa foi levantada a partir de uma abordagem qualitativa, na medida em que procurou indagar sobre o sentido e o significado das relações, particularmente de crianças e agentes sociais que estão ligados a processos formativos, procurando explorar, descrever, gerar perspectivas teóricas e, ao mesmo tempo, promover transformações sociais a partir das mesmas comunidades por meio do empoderamento do pensamento multidimensional. De acordo com o exposto, as seções que compõem este artigo foram organizadas tomando como ponto de partida a noção de Pensamento Multidimensional, passando por uma revisão do conceito de Cidadania Criativa e finalizando com o de Construção de Paz. Estas três categorias teóricas permitiram situar as intenções investigativas no quadro das realidades da infância e das mediações pedagógicas que ocorreram ao longo da implementação do projeto. Tendo em conta a avaliação dada ao desenvolvimento do pensamento nas infâncias, propõe-se a seguir um estatuto conceitual que fundamenta a ideia de pensamento e nela a forma como se entende a promoção de competências nas crianças. Por sua vez, em um segundo momento, explora-se a noção de Cidadania Criativa, apontando o movimento criativo que envolve a participação das infâncias em ambientes sociais e a configuração de ações transformadoras dos problemas percebidos. Finalmente, propõe-se o conceito de Construção de Paz, aprofundando a forma como a comunidade de diálogo filosófico implica um compromisso com a configuração de ambientes pacíficos na medida em que forja as capacidades dos cidadãos para empreender ações individuais e coletivas que lhes permitam criar e re-criar a partir de seus contextos, cenários de convivência pacífica.

Palabras clave : pensamento multidimensional; cidadania criativa; construção de paz; infância..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )