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Childhood & Philosophy

versión impresa ISSN 2525-5061versión On-line ISSN 1984-5987

Resumen

LOCKROBIN, Grace Clare. In the end, it’s our future that’s going to be changed: enquiring about the environment with freedom and responsibility. child.philo [online]. 2023, vol.19, e70406.  Epub 14-Mayo-2023. ISSN 1984-5987.  https://doi.org/10.12957/childphilo.2023.70406.

A crise ambiental - por causa da sua complexidade, urgência, imprevisibilidade e escala - requer a defesa do papel educacional da filosofia e um panorama de como implementar a pedagogia filosófica na exploração das questões ambientais. Este é o objetivo do presente trabalho. Conforme enfrentamos um futuro incerto, todos os educadores devem considerar que conhecimentos e “know-how” os jovens precisam, e que tipo de pessoa eles precisam de se tornar, se quiserem sobreviver e prosperar neste mundo em transformação. Educadores filosóficos não podem presumir a utilidade contínua de sua prática, nem podem esperar que ela permaneça a mesma. No contexto da corrente crise, a investigação filosófica dos problemas ambientais emergentes cria desafios para aqueles que trabalham no espírito da Comunidade de Investigação e esses desafios exigem tanto disciplina quanto flexibilidade por parte dos praticantes e participantes. Este artigo resume algumas das adaptações que tenho usado para tentar responder flexivelmente a essa situação. Mas também defendo uma questão sobre a qual acredito que os educadores filosóficos devem manter a linha aberta - a importância de não ser diretivo em assuntos que são filosoficamente controversos. Defendo a ideia de que, apesar da natureza existencial dessa emergência e de sua profunda urgência, não é o papel dos educadores filosóficos convencer ou coagir os estudantes a adotarem pontos de vista particulares sobre as questões filosóficas que essa crise levanta. Isso porque toda investigação filosófica envolve a criação de um ambiente de liberdade e responsabilidade, com respeito ao que os participantes acreditam ser certo e verdadeiro e ao que eles fazem como resultado disso. Os participantes da investigação devem ser epistemicamente livres para explorar e avaliar as questões filosóficas conforme lhes fizer sentido, mas também devem ser epistemicamente responsáveis pelas evidências e pelos argumentos nos quais seus juízos provisórios se baseiam. Da mesma forma, os participantes da investigação devem ser eticamente livres para responder aos problemas filosóficos de formas que expressem e cultivem seu caráter e compromisso autênticos, mas eles permanecem eticamente responsáveis por suas verdadeiras motivações, seus valores proferidos e pelas consequências reais de suas palavras e ações, e seus silêncios e inações. Este artigo explora alguns caminhos para otimizar a liberdade e a responsabilidade em todas as formas de investigação filosófica, baseando-se especificamente em exemplos do meu trabalho com jovens sobre questões ambientais filosoficamente controversas. Esses exemplos também destacam algumas das adaptações que desenvolvi para abordar os desafios que a investigação ambiental traz.

Palabras clave : environment; community; enquiry; freedom; responsibility..

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