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Childhood & Philosophy

versão impressa ISSN 2525-5061versão On-line ISSN 1984-5987

Resumo

CASSIDY, Claire. O presente e o futuro do fazer filosofia com crianças: filosofia prática e abordando a situação de crianças e jovens em um mundo complexo. child.philo [online]. 2023, vol.19, e71920.  Epub 27-Fev-2023. ISSN 1984-5987.  https://doi.org/10.12957/childphilo.2023.71920.

Este artigo considera o estatuto das crianças na sociedade e como este pode ser elevado com vista a imaginar um futuro possível. O estatuto das crianças é tal que as estruturas e sistemas sob os quais elas vivem diminuem a sua agência. Ao fazê-lo, a sua oportunidade de contribuir para a formação do que parece ser um futuro incerto é limitada. O artigo propõe que olhar para as crianças como salvadoras dos nossos amanhãs é incorreto e que uma visão mais sadia é reconhecer a natureza em rede das crianças, que reconhece a humanidade das crianças e as vê como ligadas ao mundo em que e do qual elas fazem parte. Ao aceitarem a natureza em rede das crianças, os adultos podem vir a pensar e a comportar-se de forma diferente em relação às crianças, começando a ver-se a si próprios e às crianças como "um entre muitos". Esta perspectiva permite a compaixão, uma noção que apoia a nossa vida em conjunto. Este artigo propõe que a Filosofia com Crianças pode oferecer uma abordagem de envolvimento na comunidade e no diálogo que nos permita pensar num futuro que seja epistemicamente inclusivo. Em última análise, o envolvimento com crianças como potenciais conhecedores exige que sejamos mais manifestamente políticos nas formas como nos envolvemos com a Filosofia com Crianças.

Palavras-chave : agência; estatuto das crianças; diálogo; futuro; filosofia com crianças.

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