SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19El presente y el futuro de hacer filosofía con niños: filosofía práctica y atender al estatus de niños y jóvenes en un mundo complejoDesafiar el adultocentrismo: discurso oral y la posibilidad de un diálogo intergeneracional índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Childhood & Philosophy

versión impresa ISSN 2525-5061versión On-line ISSN 1984-5987

Resumen

WOLF, Arthur C.  y  WEBER, Barbara. Urgência existencial: uma provocação para pensar "diferente". child.philo [online]. 2023, vol.19, e71997.  Epub 25-Mar-2023. ISSN 1984-5987.  https://doi.org/10.12957/childphilo.2023.71997.

Neste ensaio, expandimos a noção de pensamento enfatizando a provocação e a urgência de pensar e também reconceptualizando o pensamento como uma prática corporizada. O objetivo é expandir a abordagem de Lipman e Sharp à investigação filosófica com crianças e mostrar como outras formas de pensar podem ser incluídas. Esforçamo-nos para desdobrar uma forma de "pensar" que é tanto diferente da racionalidade (pensamento crítico), quanto do pensamento criativo e cuidadoso. Na primeira parte do artigo, discutimos os méritos do pensamento crítico, criativo e carinhoso de Lipman e Sharp, dentro da Comunidade de Investigação Filosófica (CIF). Em seguida, expandimos o método filosófico de Lipman/Sharp através do Modelo de Cinco Dedos de Ekkehart Marten, que permite diferentes abordagens filosóficas. Na segunda metade do trabalho, baseamo-nos no texto O que significa pensar?, de Martin Heidegger, para desenvolver seu conceito de "chamada" para pensar, juntamente com as noções de provocação e urgência. Com base nisso, recorremos a Maurice Merleau-Ponty para mostrar como este chamado não é uma atividade intelectual ou um mero exercício da "mente", mas afeta toda a nossa existência. Assim, o pensamento torna-se uma resposta a uma urgência existencial que é uma prática corporizada. Usando conceitos como encarnação, afeto e sensibilidade, tentamos ampliar nossa concepção de pensamento em uma CIF. Por fim, esperamos que isto permita aos facilitadores ouvir a voz única de cada criança para que ninguém fique sem ser ouvido.

Palabras clave : Heidegger; Merleau-Ponty; encarnação; pensamento; sensibilidade.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )