SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19Challenging adult-centrism: speaking speech and the possibility of intergenerational dialogueAttentiveness, qualities of listening and the listener in the community of philosophical inquiry author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Childhood & Philosophy

Print version ISSN 2525-5061On-line version ISSN 1984-5987

Abstract

KENNEDY, david. Escolaridade, comunidade de investigação filosófica e uma nova sensibilidade. child.philo [online]. 2023, vol.19, e74061.  Epub June 23, 2023. ISSN 1984-5987.  https://doi.org/10.12957/childphilo.2023.74061.

Este artigo busca reconstruir o papel da escolaridade em um momento de acelerada crise social, política, econômica, geopolítica, climática e até mesmo planetária. Identifica a escola como uma instituição potencialmente prefigurativa, uma fronteira social evolutiva capaz de alimentar o caráter social democrático, uma forma de sensibilidade sem a qual nenhuma democracia política autêntica é possível. Como teorizado por Herbert Marcuse, Richard Hart e Antonio Negri, a “nova sensibilidade” ou “multidão” é caracterizada por uma grande liberdade psicológica, individualidade, criatividade social e auto-governo, compreendendo um “todo de singularidades” que “age em comum”. Sugere um sujeito humano com um impulso vital e biológico para a libertação, com uma consciência capaz de romper o véu material e ideológico de uma sociedade baseada na hierarquia e na dominação, e está politicamente associada à democracia e ao social-anarquismo, ou ao que Murray Bookchin chamou de “comunalismo”. Este artigo identifica três características principais de uma instituição embasada nessa forma de subjetividade modal, todas elas baseadas no diálogo aluno-professor: um currículo emergente baseado em projetos, uma governação democrática direta a todos os níveis da comunidade escolar, e a prática regular da investigação filosófica comunitária, através da qual problematizamos os conceitos que orientam nossas vidas, com vista à sua reconstrução contínua.

Keywords : estudos sobre a democracia; psicologia evolutiva; filosofia da infância; educação dialógica; comunidade de investigação filosófica.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )