SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19Desafiando o adultocentrismo: discurso oral e a possibilidade de diálogo intergeracionalAtentividade, qualidades da escuta e o ouvinte na comunidade de investigação filosófica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Childhood & Philosophy

versão impressa ISSN 2525-5061versão On-line ISSN 1984-5987

Resumo

KENNEDY, david. Escolaridade, comunidade de investigação filosófica e uma nova sensibilidade. child.philo [online]. 2023, vol.19, e74061.  Epub 23-Jun-2023. ISSN 1984-5987.  https://doi.org/10.12957/childphilo.2023.74061.

Este artigo busca reconstruir o papel da escolaridade em um momento de acelerada crise social, política, econômica, geopolítica, climática e até mesmo planetária. Identifica a escola como uma instituição potencialmente prefigurativa, uma fronteira social evolutiva capaz de alimentar o caráter social democrático, uma forma de sensibilidade sem a qual nenhuma democracia política autêntica é possível. Como teorizado por Herbert Marcuse, Richard Hart e Antonio Negri, a “nova sensibilidade” ou “multidão” é caracterizada por uma grande liberdade psicológica, individualidade, criatividade social e auto-governo, compreendendo um “todo de singularidades” que “age em comum”. Sugere um sujeito humano com um impulso vital e biológico para a libertação, com uma consciência capaz de romper o véu material e ideológico de uma sociedade baseada na hierarquia e na dominação, e está politicamente associada à democracia e ao social-anarquismo, ou ao que Murray Bookchin chamou de “comunalismo”. Este artigo identifica três características principais de uma instituição embasada nessa forma de subjetividade modal, todas elas baseadas no diálogo aluno-professor: um currículo emergente baseado em projetos, uma governação democrática direta a todos os níveis da comunidade escolar, e a prática regular da investigação filosófica comunitária, através da qual problematizamos os conceitos que orientam nossas vidas, com vista à sua reconstrução contínua.

Palavras-chave : estudos sobre a democracia; psicologia evolutiva; filosofia da infância; educação dialógica; comunidade de investigação filosófica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )