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Childhood & Philosophy

versão impressa ISSN 2525-5061versão On-line ISSN 1984-5987

Resumo

WURTZ, jonathan. olhando os dentes de um cavalo de Tróia: problematizando a esperança de reforma social da filosofia com/para crianças através da história da raça e da educação nos eua. child.philo [online]. 2024, vol.20, e80069.  Epub 31-Mar-2024. ISSN 1984-5987.  https://doi.org/10.12957/childphilo.2024.80069.

Muitos praticantes e teóricos da Fp/cC privilegiam a escola como um espaço para pensar e praticar filosofia para/com crianças. Apesar de sua natureza coercitiva, pensadores como Jana Mohr Lone, David Kennedy e Nancy Vansieleghem argumentam que a Filosofia para Crianças é um cavalo de Troia que pretende reformar o sistema educacional de dentro para fora. Acredito, no entanto, que argumento do cavalo de Troia exige que internalizemos um entendimento incompleto e historicamente descontextualizado das escolas públicas que, por sua vez, pode reafirmar histórias de supremacia branca nas nossas Comunidades de Investigação Filosóficas - uma consequência que pode ser particularmente nociva quando praticamos FPC com jovens minorias. Para definir com exatidão a importância das salas de aula das escolas públicas para a FPC - especialmente para as CIFs cujos membros são majoritariamente negros, latinos, indígenas ou outros jovens de cor - contextualizo o argumento do cavalo de Troia na história da raça e da educação nos Estados Unidos. Através dessa análise histórica, concluo que a posição reformista se torna cada vez mais insustentável e que a história material da raça e da educação sustenta, de fato, um entendimento pessimista sobre a FPC na educação. Encerro refletindo a necessidade da FPC repensar o privilégio que dá às escolas como lugar primário de investigação filosófica e alertar os seus praticantes contra o uso do "progresso social" como justificativa para como e onde eles praticam seus trabalhos. Em vez disso, os encorajo a repensar como e onde praticam a FPC, baseado nas condições históricas, locais e materiais dos participantes.

Palavras-chave : filosofia para crianças; raça e racismo; teoria crítica da raça; filosofia em escolas públicas; reforma educacional.

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