SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número01Entrelugares: antropologia e educação no Brasil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

THIESSE, Anne-Marie. Ensinar a nação pela região: o exemplo da Terceira República Francesa. Educação. Santa Maria [online]. 2009, vol.34, n.01, pp.13-27. ISSN 1984-6444.

A Terceira República francesa (1870-1940) realizou uma obra escolar de grande amplitude. A escolarização das crianças de 6 a 12 anos tornou-se obrigatória, e ensino nas escolas públicas era gratuito e laico. O Estado investiu na construção de escolas em todo o país e em uma formação de bom nível dos professores das escolas primárias. Freqüentemente apresentado na historiografia francesa como um momento de centralismo - e até de “jacobinismo” - intenso a Terceira República precenciou o desenvolvimento de um forte movimento regionalista. Raramente hostil à unidade nacional, o regionalismo foi muitas vezes apresentado como o mais autêntico nacionalismo. Na escola primária, o amor pela “pequena pátria” foi utilizado para desenvolver o amor à grande pátria. Numerosos manuais escolares regionalistas foram publicados. Eles forneceram aos professores primários e aos escolares uma educação intelectual, mas também estética e afetiva sobre as “pequenas pátrias”.

Palabras clave : Nação; Região; Aprendizado.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )