SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número01Palabras desoídas, palabras silenciadas, palabras traducidas: voces y silencios de niños bolivianos en escuelas de Buenos AiresRelações étnico-raciais e de gênero na escola e no espaço acadêmico: experiências de jovens negras da Universidade de Brasília índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

OLIVEN, Arabela Campos. Ações afirmativas na Universidade Federal do Rio Grande do Sul e o seu significado simbólico. Educação. Santa Maria [online]. 2009, vol.34, n.01, pp.65-75. ISSN 1984-6444.

Este artigo analisa como as desigualdades de renda, educacionais e raciais, no Brasil, se traduzem em privação de oportunidades para grande parte da população, reforçando o ciclo de exclusão em nossa sociedade. Apresenta o debate sobre as políticas de ação afirmativa, principalmente o referente a cotas nas universidades, a partir de quatro manifestos públicos. Discute o significado simbólico da implementação dessas políticas tomando o caso da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) como exemplo.

Palabras clave : Ação Afirmativa; Desigualdades Sociais; Universidade Brasileira; UFRGS.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )