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Educação UFSM

versão On-line ISSN 1984-6444

Resumo

WELLER, Wivian; FERREIRA, Erika do Carmo Lima  e  MEIRA, Ana Paula Barbosa. Relações étnico-raciais e de gênero na escola e no espaço acadêmico: experiências de jovens negras da Universidade de Brasília. Educação. Santa Maria [online]. 2009, vol.34, n.01, pp.77-93. ISSN 1984-6444.

O presente artigo apresenta experiências vividas por quatro universitárias que ingressaram pelo sistema de cotas nos cursos de Engenharia Elétrica, Medicina, Pedagogia e Serviço Social da Universidade de Brasília (UnB). A escolha de tais cursos se deve à possibilidade de refletir sobre como distintos contextos, com diferentes reguladores situacionais, podem trabalhar na organização das representações de gênero e étnico-raciais das alunas e provocar estratégias diferenciadas no que diz respeito ao enfrentamento do preconceito e da discriminação, tendo em vista o processo relacional de construção de identidades. Nosso interesse não é propiciar uma generalização, mas obter insights sobre as representações raciais e de gênero por meio de um diálogo que procure perceber significados atribuídos pelos sujeitos às situações de interação na vida escolar e acadêmica e problematizar os mecanismos que operam na constituição dessas significações.

Palavras-chave : Ações Afirmativas; Cotas; Juventude; Relações Étnico-Raciais; Relações de Gênero.

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