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Educação UFSM

versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

PINHEIRO-MACHADO, Rosana. Reaprendendo a ser chinês: o “processo civilizador” de um país em transformação. Educação. Santa Maria [online]. 2009, vol.34, n.01, pp.113-128. ISSN 1984-6444.

Neste artigo, discutem-se as transformações recentes da sociedade chinesa acarretadas pela abertura econômica da era pós-Mao. Argumenta-se, a la Nobert Elias, que a China vive o seu “processo civilizador” no momento em que novos valores e práticas são introduzidos a partir da sua inserção nos fluxos da globalização e em uma economia de mercado capitalista. Inúmeras esferas da vida social são afetadas, trazendo profundas conseqüências na subjetividade dos indivíduos, o que vai provocar uma ressignificação das concepções culturais acerca do corpo e do comportamento, bem como um processo de fiscalização interna e externa sobre os mesmos. A análise está baseada em trabalho de campo realizado na China, Província de Guangdong, entre 2006-2007.

Palabras clave : China; Processo Civilizador; Corpo; Consumo.

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