SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número01Reaprendendo a ser chinês: o “processo civilizador” de um país em transformação“Vestida de prenda”: sobre as significações da pedagogia tradicionalista das pilchas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

BAHIA, Joana. O “espírito do comentário”: a idéia de educação e de cultura como demarcadores étnicos. Educação. Santa Maria [online]. 2009, vol.34, n.01, pp.129-146. ISSN 1984-6444.

Este trabalho investiga a memória dos ativistas de esquerda da comunidade judaica, sua participação na Associação Scholem Aleichem (ASA) e no Instituto Cultural Israelita Brasileiro² (ICIB), respectivamente localizados nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo, e sua relação com os demais membros da comunidade no período de 1920 a 1960. Instituições de esquerda, fundadas por imigrantes judeus, fundamentais para instituir redes de sociabilidade judaica, tiveram forte papel político na sociedade nacional. Enfatizaremos a análise dos modos de construção da identidade judaica, reconstituindo a trajetória dos ativistas de esquerda entrevistados e seu cotidiano nas referidas associações, sobretudo no que tal trajetória oferece de material para a reflexão sobre as diferenciações internas na comunidade de origem e os modos de construção de sua identidade étnica nas idéias que possuem sobre “educação e cultura progressista” e sobretudo a importância da argumentação e do chamado “espírito do comentário”.

Palabras clave : Identidade Étnica; Comunidade Judaica; Cultura e Educação; Antropologia da Educação.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )