SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 issue01O “espírito do comentário”: a idéia de educação e de cultura como demarcadores étnicosA formação inicial de professores e a didática na perspectiva inter/ multicultural author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação UFSM

On-line version ISSN 1984-6444

Abstract

BRUM, Ceres Karam. “Vestida de prenda”: sobre as significações da pedagogia tradicionalista das pilchas. Educação. Santa Maria [online]. 2009, vol.34, n.01, pp.147-163. ISSN 1984-6444.

Apresentam-se, neste texto, algumas reflexões sobre o gauchismo no Rio Grande do Sul, analisando os significados que o ser tradicionalista adquire nas falas de alguns jovens que participam do Movimento Tradicionalista Gaúcho em Santa Maria, Rio Grande do Sul. Desejam-se destacar algumas dimensões pedagógicas e educacionais no universo tradicionalista, abordando o “prendado” e os estereótipos de feminilidade contidos no vestido de prenda. Estas percepções afloraram de um conjunto de trabalhos de campo, baseados na observação participante, em diferentes espaços educacionais, em que se tenta efetuar uma descrição densa das “teias de significados” (GEERTZ, 1989, p. 17) do ser tradicionalista na atualidade.

Keywords : Antropologia da Educação; Identidades; Prenda.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )