SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número01O “espírito do comentário”: a idéia de educação e de cultura como demarcadores étnicosA formação inicial de professores e a didática na perspectiva inter/ multicultural índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

BRUM, Ceres Karam. “Vestida de prenda”: sobre as significações da pedagogia tradicionalista das pilchas. Educação. Santa Maria [online]. 2009, vol.34, n.01, pp.147-163. ISSN 1984-6444.

Apresentam-se, neste texto, algumas reflexões sobre o gauchismo no Rio Grande do Sul, analisando os significados que o ser tradicionalista adquire nas falas de alguns jovens que participam do Movimento Tradicionalista Gaúcho em Santa Maria, Rio Grande do Sul. Desejam-se destacar algumas dimensões pedagógicas e educacionais no universo tradicionalista, abordando o “prendado” e os estereótipos de feminilidade contidos no vestido de prenda. Estas percepções afloraram de um conjunto de trabalhos de campo, baseados na observação participante, em diferentes espaços educacionais, em que se tenta efetuar uma descrição densa das “teias de significados” (GEERTZ, 1989, p. 17) do ser tradicionalista na atualidade.

Palabras clave : Antropologia da Educação; Identidades; Prenda.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )