SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número01“Vestida de prenda”: sobre as significações da pedagogia tradicionalista das pilchasDiversidade cultural e políticas públicas educacionais índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

LIMA, Emília Freitas de. A formação inicial de professores e a didática na perspectiva inter/ multicultural. Educação. Santa Maria [online]. 2009, vol.34, n.01, pp.165-178. ISSN 1984-6444.

O artigo começa por apresentar a concepção de formação de professores na qual se pauta e, dentro dela, discutir o lugar e a função da formação inicial/ básica, aí inserida a discussão sobre o papel da Didática. Em seguida, procura justificar a defesa da perspectiva inter/ multicultural e os principais domínios nela envolvidos. A principal justificativa para assumir a Didática na perspectiva inter/ multicultural está pautada na constatação de que a escola pública brasileira não incorporou efetivamente as demandas das classes populares como consequência da suposta democratização do ensino. É defendida a lógica da aprendizagem, baseada na idéia de que todos os alunos podem e devem aprender e na conseqüente necessidade de incorporação, pela escola, das contribuições das diferentes tradições culturais trazidas pelos alunos, abrindo espaço para a revisão crítica da cultura escolar, de seus rituais, normas, valores, concepções. Finalmente, são tecidas reflexões buscando reiterar alguns aspectos considerados fundamentais ao conjunto das discussões empreendidas, entre os quais o de que aderir à perspectiva inter/ multicultural da Didática não exclui a discussão das bases teóricas do pensamento pedagógico, nem a preocupação com aspectos do como-fazer envolvidos no processo de ensino, tendo em vista a aprendizagem dos/as alunos/as. É defendida a idéia de que, além da formação, é preciso lutar por melhores condições de carreira e de trabalho docentes.

Palabras clave : Didática; Inter/ Multiculturalismo; Formação de Professores.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )