SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número01A formação inicial de professores e a didática na perspectiva inter/ multiculturalFormação de infâncias ledoras-escrevedoras: desafios da Escola do Campo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

KADLUBITSKI, Lidia  y  JUNQUEIRA, Sérgio. Diversidade cultural e políticas públicas educacionais. Educação. Santa Maria [online]. 2009, vol.34, n.01, pp.179-193. ISSN 1984-6444.

O objetivo do presente artigo é verificar como as políticas públicas estão contemplando a “diversidade”. Compreende-se que a implantação de políticas públicas educacionais pode viabilizar um processo de ressignifição da diversidade cultural presente na sociedade brasileira. Este trabalho resulta de uma pesquisa bibliográfica sobre o conceito de diversidade cultural, a contextualização e a sua evolução histórica. Discute o panorama atual das políticas públicas educacionais no Brasil sobre a questão da diversidade cultural. Analisa como a diversidade cultural se tornou sinônimo de diálogo e de valores compartilhados, em oposição à homogeneização e imposição cultural. Identifica numa educação de respeito às diferenças uma das possibilidades mais promissoras no contexto de uma sociedade multicultural e de necessários instrumentos de inclusão e democratização.

Palabras clave : Políticas Públicas; Diversidade Cultural; Educação.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )