SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número01Diversidade cultural e políticas públicas educacionaisO fazer-se professor de língua portuguesa: constituição de identidades índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

GEHRKE, Marcos. Formação de infâncias ledoras-escrevedoras: desafios da Escola do Campo. Educação. Santa Maria [online]. 2009, vol.34, n.01, pp.195-218. ISSN 1984-6444.

Este trabalho insere-se no contexto e no debate da Educação do Campo no Brasil desde os movimentos sociais e apresenta uma atividade de pesquisa realizada pelo Curso de Pedagogia da Terra, parceria entre a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS e o Instituto Técnico de Capacitação e Pesquisa da Reforma Agrária - ITERRA, junto às Escolas do Campo sobre as práticas de leitura e escrita desenvolvidas nas mesmas e com elas e sobre elas, estabelece um conjunto de análises sobre a função social da leitura e escrita na perspectiva da formação de sujeitos ledores-escrevedores no contexto do campo. Traz como referência teórica básica: Caldart, Freire, Kaufman e Rodrigues, Kleiman e Soares. Apresenta ainda, nesta perspectiva, a prática de ler, escrever e trocar cartas da Escola Municipal Irmão Cirilo do Assentamento Missões de Francisco Beltrão, Paraná, a qual considerou-se relevante e transgressora no sentido da formação humana pretendida, fechando com os desafios que pedagogos têm e precisam assumir no trato com a leitura e a escrita na Escola do Campo.

Palabras clave : Educação do Campo; Escola; Ledores- Escrevedores.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )