SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número01Formação de infâncias ledoras-escrevedoras: desafios da Escola do Campo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

LUZ, Mary Neiva Surdi da  y  WESTPHALEN, Glauber Oteiro. O fazer-se professor de língua portuguesa: constituição de identidades. Educação. Santa Maria [online]. 2009, vol.34, n.01, pp.219-233. ISSN 1984-6444.

Esta pesquisa nasceu da vontade de conhecer um pouco mais sobre o ser e o fazer-se professor de língua portuguesa, em especial, dos egressos do curso de Letras da Universidade Comunitária Regional de Chapecó (Unochapecó). O projeto visou analisar o discurso do professor de língua portuguesa acerca de suas concepções teóricas e da relação disso com sua prática, observando como o educador tem constituído sua identidade e como tem se apropriado das mudanças didáticas e pedagógicas que norteiam o ensino da língua portuguesa. Foram sujeitos dessa pesquisa os egressos que se formaram em diferentes organizações curriculares, com diferentes habilitações e, por conseguinte, diferentes concepções teóricas e práticas, no curso de Letras da Unochapecó. Desse grupo de egressos foram selecionados 10 sujeitos para participarem de entrevistas semi- estruturadas, que serviram como instrumento de registro de experiências relativas à formação e as práticas docentes. Em seu dizer, os sujeitos marcam a importância do curso de graduação para a sua formação como professor de língua e enfatizam que o modo como optaram e se constituíram em sua profissão é influenciado pela instituição família e pelos conhecimentos teóricos e práticos estudados. No discurso, o professor marca sua plena identificação aos saberes advindos de sua formação e hoje os vê como fundamentais para sua constituição como professor de língua portuguesa.

Palabras clave : Construção Identitária; Professsor de Português; Estudante de Graduação; Discurso.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )