SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número02Significado e sentido da atividade de brincadeira para professoras de educação infantilRepresentações dos professores sobre indisciplina escolar índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

PEREIRA, Lucia Helena Pena  y  BONFIN, Patrícia Vieira. Brincar e aprender: um novo olhar para o lúdico no primeiro ano do ensino fundamental. Educação. Santa Maria [online]. 2009, vol.34, n.02, pp.295-310. ISSN 1984-6444.

Este artigo tem por objetivo apresentar algumas reflexões sobre o papel da ludicidade para a aprendizagem e o desenvolvimento da criança, em especial, da criança de seis anos que, segundo a nova legislação, passa a cursar o primeiro ano do Ensino Fundamental. Possibilitar a vivência das atividades lúdicas nas práticas educativas neste nível de ensino é possibilitar à criança o desenvolvimento integral, respeitando as especificidades do mundo infantil. Contrariamente a algumas visões tradicionais de ensino, o brincar e o aprender não são aspectos opostos no processo ensino-aprendizagem, sendo possível, através deste encontro, um diálogo com as várias dimensões humanas - cognição, afetividade e motricidade. Para que a atuação dos profissionais dessa fase se dê de maneira significativa e prazerosa, é preciso que o conceito de ludicidade seja compreendido, até para que possa efetivamente ser vivenciado.

Palabras clave : Ludicidade; Integração Cognição-Afetividade-Motricidade; Primeiro Ano do Ensino Fundamental.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )