SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 issue02Representações sobre relações raciais na sala de aula: o negro no cotidiano escolarReconstruindo o ensino de Ciências nas séries iniciais por meio da Educação Continuada dos professores author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação UFSM

On-line version ISSN 1984-6444

Abstract

SILVA, Alceu Júnior Paz da; ROSA, Luiz Carlos Nascimento da; FLORES, Gustavo da Silva  and  COSTA, Narendranath Martins. Experiências educativas em química com jovens e adultos: incursões em ciência, trabalho e ideologia e suas implicações curriculares. Educação. Santa Maria [online]. 2009, vol.34, n.02, pp.339-358. ISSN 1984-6444.

O cenário contemporâneo de desemprego massivo e de intensificação da precarização do trabalho têm levado para o interior dos cursos de Educação de Jovens e Adultos (EJA) o imaginário de que a escolarização média é fundamental para a qualificação profissional e a conquista de (melhores) empregos. O objetivo deste trabalho é problematizar o currículo da disciplina de Química diante do interesse destes jovens e adultos em se qualificarem para o mundo do trabalho. Para isso utilizamos as contribuições da teoria social marxiana de Gramsci como instrumentos teórico-metodológicos a fim de investigarmos os aspectos hegemônicos nos quais o currículo está imerso. Tomando o currículo como espaço de disputa pela hegemonia social. Concluímos que é promissor explorar a abordagem histórica do conhecimento químico como elemento mediador de práticas educativas contra- hegemônicas.

Keywords : Educação de Jovens e Adultos; Currículo; Hegemonia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )