SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número02Representações sobre relações raciais na sala de aula: o negro no cotidiano escolarReconstruindo o ensino de Ciências nas séries iniciais por meio da Educação Continuada dos professores índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação UFSM

versão On-line ISSN 1984-6444

Resumo

SILVA, Alceu Júnior Paz da; ROSA, Luiz Carlos Nascimento da; FLORES, Gustavo da Silva  e  COSTA, Narendranath Martins. Experiências educativas em química com jovens e adultos: incursões em ciência, trabalho e ideologia e suas implicações curriculares. Educação. Santa Maria [online]. 2009, vol.34, n.02, pp.339-358. ISSN 1984-6444.

O cenário contemporâneo de desemprego massivo e de intensificação da precarização do trabalho têm levado para o interior dos cursos de Educação de Jovens e Adultos (EJA) o imaginário de que a escolarização média é fundamental para a qualificação profissional e a conquista de (melhores) empregos. O objetivo deste trabalho é problematizar o currículo da disciplina de Química diante do interesse destes jovens e adultos em se qualificarem para o mundo do trabalho. Para isso utilizamos as contribuições da teoria social marxiana de Gramsci como instrumentos teórico-metodológicos a fim de investigarmos os aspectos hegemônicos nos quais o currículo está imerso. Tomando o currículo como espaço de disputa pela hegemonia social. Concluímos que é promissor explorar a abordagem histórica do conhecimento químico como elemento mediador de práticas educativas contra- hegemônicas.

Palavras-chave : Educação de Jovens e Adultos; Currículo; Hegemonia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )