SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 issue02Experiências educativas em química com jovens e adultos: incursões em ciência, trabalho e ideologia e suas implicações curricularesDidática e práticas pedagógicas no ensino superior: a visão dos alunos de um curso de graduação em ciências biológicas author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação UFSM

On-line version ISSN 1984-6444

Abstract

FAGUNDES, Suzana Margarete Kurzmann  and  LIMA, Valderez Marina do Rosário. Reconstruindo o ensino de Ciências nas séries iniciais por meio da Educação Continuada dos professores. Educação. Santa Maria [online]. 2009, vol.34, n.02, pp.359-372. ISSN 1984-6444.

Este artigo apresenta o relato de uma investigação, cujo objetivo foi conhecer o enfoque dado ao ensino de Ciências nas séries iniciais do Ensino Fundamental, bem como compreender as contribuições da participação de professores em grupos de estudo para a transformação da prática docente em aulas de Ciências. Acredita-se que o papel dos professores é o de proporcionar aos seus alunos oportunidades para construção/reconstrução de conhecimentos. Para tanto, há necessidade de o professor manter-se em constante formação. O estudo foi realizado com as professoras de séries iniciais (de 1ª a 4ª) de uma escola do interior do estado do Rio Grande do Sul (RS) no período de 2006/ 2007. A metodologia utilizada nesta pesquisa tem caráter qualitativo, sendo a coleta de dados efetuada em ambiente natural, a escola. Pela análise textual discursiva (MORAES; GALIAZZI, 2007) sobre os dados coletados, concluiu-se que grupos de estudo podem contribuir para a transformação e o desenvolvimento do fazer pedagógico dos professores, em especial no que se refere às aulas de Ciências, refletindo também na aprendizagem do aluno, ou seja, na construção de seu conhecimento. Observou-se o crescimento do grupo no decorrer dos encontros, não só pela preocupação das professoras em mudar suas aulas, mas também, na tomada das decisões necessárias para que tal se efetivasse.

Keywords : Educação Continuada; Educar pela Pesquisa; Ensino de Ciências nas Séries Iniciais.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )