SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número02Didática e práticas pedagógicas no ensino superior: a visão dos alunos de um curso de graduação em ciências biológicasPercepções sobre fumo passivo: um olhar sobre o ensino de ciências e seu comprometimento na construção da cidadania para a saúde e qualidade de vida índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

CECILIO, Sálua  y  SOUSA, Priscila Perim de. Entre senhas e telas: as reconfigurações do trabalho docente. Educação. Santa Maria [online]. 2009, vol.34, n.02, pp.391-404. ISSN 1984-6444.

No contexto da reestruturação produtiva e da cultura digital, analisam-se aqui os efeitos das transformações tecnológicas e culturais no ensino superior. Mediante a mudança cultural e os novos conteúdos e relações sociais que delineiam o trabalho docente, com base em um estudo de caso, avaliam-se os desafios postos à profissionalidade de professores e sua formação para atuar em uma sociedade em rede. Trata-se de compreender como eles entendem o seu trabalho, as mudanças que nele ocorrem e como este reconfigura sua subjetividade. Os resultados variam da percepção das novas exigências e ritmos de trabalho trazidos pelas tecnologias digitais e sua visão como recursos de atualização até a preferência pela educação tradicional. Persistem o reconhecimento do papel social do educador e a reafirmação de valores que independem da ação das tecnologias digitais. Apesar da consciência de que algo não vai bem na profissão, a percepção da historicidade do processo educativo mostra-se frágil. Falta aos sujeitos suficiente clareza das condições que contribuem para fortalecer o isolamento e a expansão da mentalidade individualista reforçados pela sobre implicação em um trabalho que tende a níveis de precarização cada vez maiores. As tecnologias da informação e da comunicação têm uma ação ambivalente no trabalho docente. Tanto podem contribuir para a mudança, quanto podem manter antigas práticas, com a aparência de inovação. Resta aos professores, diante tal quadro, buscar o seu desenvolvimento profissional, de modo que nele encontrem bases para uma ação que lhes propicie engajamento, realização profissional e autonomia diante as transformações contemporâneas.

Palabras clave : Trabalho Docente; Formação de Professores; Tecnologias da Informação e da Comunicação.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )