SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número03Colcha de retalhos: história de vida e imaginário na formaçãoImaginário e literatura infantil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

GELAIN, Denise  y  ORMEZZANO, Graciela Rene. Yoga, imaginário e teorias espiritualistas da educação: um estudo de caso. Educação. Santa Maria [online]. 2009, vol.34, n.03, pp.501-512. ISSN 1984-6444.

O artigo trata de uma pesquisa qualitativa, com base nas teorias espiritualistas e do imaginário, tendo como objetivo investigar o significado da prática do yoga com seis educadoras da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de uma cidade do noroeste do Rio Grande do Sul. Para a coleta de informações foi realizada uma oficina de educação estética composta de sete encontros e centrada na prática de koshas; após, aplicou-se a entrevista iconográfica grupal respondida através de desenhos e, para sua interpretação, a Leitura Transtextual Singular de Imagens (LTSI) desenvolvida por Ormezzano (2001). Os achados revelaram que o yoga despertou nos participantes a necessidade de ressignificação pessoal e maior familiaridade com a dimensão espiritual. A filosofia de vida do yoga com as educadoras pôde ser entendida como diretriz ousada, porém pertinente à efetivação de um processo que desenvolva essas profissionais em suas múltiplas dimensões, para que, assim, vivam de forma mais harmônica e equilibrada e tenham maior bem-estar.

Palabras clave : Educadores; Yoga; Imaginário; Educação Estética.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )