SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número03Yoga, imaginário e teorias espiritualistas da educação: um estudo de casoLiteratura, intercultura e formação docente: um entre- lugar a ser visitado índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

CHAVES, Iduina Mont’Alverne. Imaginário e literatura infantil. Educação. Santa Maria [online]. 2009, vol.34, n.03, pp.513-528. ISSN 1984-6444.

O texto apresenta uma retrospectiva histórica da literatura no Brasil com destaques para o imaginário evocado a partir dos textos literários produzidos desde o século XV até hoje, o qual pode ser, em linhas gerais, assim descrito: a) no século XVI, a imagem paradisíaca/a fascinação do novo; b) no século XVII, o jogo das aparências; c) no século XVIII, a idéia da independência; e (d) no século XIX, a radiografia da alma humana. Em seguida, este artigo destaca os escritores de maior expressão na Literatura Infantil no país, chegando à discussão sobre as experiências desenvolvidas, em escolas brasileiras, com livros de Literatura Infantil. Em síntese, mostra que o texto literário deve ser visto como um encontro entre o leitor e os personagens, que possibilita interpretações e desdobramentos de idéias e sentimentos. Reforça, ainda, a Literatura Infantil como ponte que liga as letras ao sentido, à análise, à interpretação, à realidade, ao sonho, à imaginação.

Palabras clave : Imaginário; Literatura Infantil; Simbolismos.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )